NPQ: construindo um mundo melhor
Além de indescritíveis dores e desconfortos, queimaduras muitas vezes causam graves seqüelas funcionais, estéticas e psicológicas ao indivíduo, conseqüentemente à família e à sociedade como um todo. As queimaduras representam um dos acidentes domésticos mais comuns, geram sofrimento e ansiedade intensa, estando em geral envolvidas pela ignorância específica sobre o tema – de condutas de primeiros socorros à possibilidade de tratamento.

O NPQ é uma instituição não governamental que surgiu como conseqüência natural do impacto que a realidade de um pronto socorro para queimaduras determinou a três jovens médicos idealistas a partir de 1982. Teve sua organização institucionalizada em 1999, com a missão de divulgar a prevenção de acidentes junto à sociedade civil, apoiar tanto o paciente como seus familiares, reabilitar física e psicologicamente os sobreviventes de queimaduras, favorecer sua reinserção tanto no ambiente social como profissional, estimular a formação da equipe de profissionais necessárias ao correto atendimento do paciente queimado e desenvolver pesquisas em prol da melhoria do tratamento e de suas seqüelas.

Muito se tem conseguido mudar através dos programas e projetos elaborados e mantidos com apoio da equipe multidisciplinar composta por médicos, psiquiatras, psicoterapeutas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, artistas e voluntários, dentro do NPQ e suas parcerias firmadas. Entretanto, as estatísticas relativas a esses acidentes continuam alarmantes e muito mais ainda há a ser realizado para amenizar o problema e suas conseqüências.

As atividades do NPQ são contínuas e em expansão constante. Buscamos sempre novas parcerias para poder oferecer mais facilidades aos inúmeros desafios encontrados nessa caminhada pedregosa e assim construir um futuro mais digno e humano para os sobreviventes às queimaduras em Goiás. Afinal, no balanço da solidariedade, o resultado, invariavelmente, é a edificação de um mundo melhor para todos.