Física:

  • “Projeto Esperanza”: Apoio complementar à assistência médica dada a pacientes em tratamento agudo, contemplando com cirurgias reconstrutoras, visando a sua recuperação funcional e estética.
  • Economia Solidária: Temos as oficinas de trabalhos manuais com o objetivo de dar aos sobreviventes de queimaduras, momentos terapêuticos com troca de experiências e convívio social além de abrir possibilidades de profissionalização e pequenos empreendimentos pessoais. O brechó (momento de feira de resultado onde são comercializados produtos adquiridos em doações como roupas e calçados e artigos em geral) e bazar (colocados a venda por produtos confeccionados por familiares dos pacientes e profissionais que necessitam de ajuda financeira), além da Feijoada Beneficente.
  • Projeto “Conhecer para Prevenir e Incluir”: Realiza-se Oficinas de Empoderamento, onde cada atividade é um processo facilitador para ultrapassar as próprias limitações que as queimaduras impuseram, ajudando na sua reestruturação funcional e psíquica e reintegração a vida em comunidade. Quando esses objetivos são atingidos, os sobreviventes as queimaduras podem dizer que conseguiram retomar a sua dignidade e cidadania.
  • Reinserção no Mercado de Trabalho: Com intuito de gerar oportunidade a seus associados , o NPQ desenvolve um projeto especial que proporciona a estreita ligação entre as empresas e o empregado . Parceiros que contribuem com sua cota de responsabilidades social garantem o sucesso e o reconhecimento de todos em  âmbito comercial e social. O reconhecimento dessa aptidões beneficia todos os sobreviventes e garante o direito de vivenciar o trabalho como qualquer outro cidadão.

Emocional:

  • ASQ – Apoio ao Sobrevivente de Queimaduras: Reuniões mensais com todo o grupo de associados, beneficiados e seus familiares, momento em que juntos com a equipe multidisciplinar discutem em busca de soluções para um melhor enfrentamento.
  • NPQ Solidário: Momento de distribuição de brinquedos, cestas básicas, que são adquiridas pelas doações da sociedade.
  • Atividades Lúdica e de Lazer: Iniciativa que visa principalmente reaproximar o sobrevivente queimado do convívio social, compartilhando alegrias e emoções no âmbito familiar, e colocando-o mais uma vez diante de situações: festa de comemoração ao dia das crianças, festa natalina, passeios a parque e bosques.

 

 

  • Thez – Maquiagem Corretiva: Beneficia todos os pacientes que sobreviveram às queimaduras e outros tipos de lesões cutâneas. Tem como objetivo trabalhar a recuperação e auto-estima e mostrar que a maquiagem não é apenas um acessório da vaidade , mas uma ferramenta para melhorar o bem estar num momento de fragilidade humana.